terça-feira, 15 de março de 2011

A deficiência visual

          No início deste ano, a Maria entrou para o primeiro ano e estava ansiosa por aprender a ler e a escrever.
          Era uma criança normal e muito peculiar aos olhos de toda a gente.
          Contudo, passado alguns meses das aulas começarem os pais e a professora repararam que alguma coisa não estava bem. A Maria andava muitas vezes com os olhos vermelhos, a letra não era uniforme e tinha algum receio em andar, hesitava o passo inúmeras vezes.
          Os pais levaram-na ao médico e foi-lhe diagnosticado baixa visão. Foi uma notícia muito má, mas a Maria enfrentou-a com coragem e num simples murmúrio disse à mãe:
          - Hoje aprendi que devo dar valor às coisas simples da vida e pôr de lado tudo o que é mundano, porque amanhã não sei se irei conseguir ver-te!
          A mãe emocionada abraçou a filha com todo o carinho e afectividade do mundo, beijando-a calorosamente.
          No dia seguinte, a mãe falou com a professora Zélia e decidiram ajudar a Maria.
          A partir desse dia, as regras na sala mudaram, organizaram melhor o espaço e a disposição dos materiais e a Maria passou a estar na carteira da frente.
          Alguns alunos, mais exibicionistas, brincaram com a situação, até que ela respondeu:
          - Isto pode acontecer a qualquer um, esta deficiência pode ser adquirida por várias causas como diabetes ou cataratas… não quero que me tratem de forma diferente, apenas que me ajudem.
          As crianças entenderam e juntos fizeram um cartaz grande, elucidativo e multicolor sobre a deficiência visual para colocar na sala de aula e chamar a atenção de todas as pessoas para esta problemática.
          Afinal: "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Francisco 4º ano turma 13 EB1 Luís de Camões Professora Zélia Gonçalves

1 comentário: